sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento Real

Estive a ver em directo a cerimónia, linda, adorei toda aquela pompa e circunstância digno de um casamento real.
Espero que sejam mais felizes do que a Diana foi, acho que sim, foi um casamento por amor, contrário ao da mãe do príncipe William que foi por interesse.
Talvez o casamento da década. Quem se segue? 




domingo, 24 de abril de 2011

Aveiro e os Moliceiros

Estive em Aveiro e estava um dia lindo, um solzinho muito agradável.
Uma cidade invadida por "nuestros hermanos", os moliceiros não tinham mãos a medir com tanta freguesia, lindos, coloridos, a navegar pela ria, a nossa Veneza.
Para a próxima vou dar um passeio a bordo desses tradicionais barcos que enfeitam a ria de Aveiro.
Conheci sítios da cidade que não conhecia. Uma cidade onde se gosta de viver, uma cidade onde a população estudantil é de 13.000 habitantes, evidentemente que é uma cidade muito jovem.
Vim para a Figueira com saudades de Aveiro.

sábado, 23 de abril de 2011

Os poderes da banana...

Capacidade física
Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão
De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

Anemia
Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial
Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro
200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação
Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de cabeça
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Nervos
Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Úlceras
A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controlo de temperatura
Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasça com a temperatura correcta.

Fumar
As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress
O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Cortes
De acordo com o New England Journal of Medicine, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%!

Jetleg
A banana ajuda a ajustar o organismo no chamado jet leg. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.

Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Fiquei pasma!!!!!

Esta manhã fui ao cemitério visitar a campa do meu pai, e de volta a casa deparo-me com uma situação que me pôs pasma... já tenho visto situações deste género, mas assim??... nunca.
Vinha na estrada com muita atenção ao trânsito, como sempre faço, e quando olho para a minha frente, vejo um carro na faixa de rodagem, completamente parado e com o pisca aberto para a direita.
Vinha com atenção e devagar, senão tinha-lhe metido a traseira toda dentro e ainda por cima a culpa era minha porque lhe tinha batido por trás.
E então o que estava este condutor inconsciente, insensato, imprudente, a fazer?????
A FALAR AO TELEMÓVEL como se estivesse confortavelmente estacionado.
Não sei onde anda a policia nestas alturas que não vê estes condutores habituados a conduzir carros de bois e depois vêm para a cidade e pensam que andam a circular em caminhos de cabras.
Meu Deus, protege-me destes condutores de fim de semana e de Páscoas.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra

Terra nossa que está no céu
Santificada sejas tu, mãe realeza
Esplendorosa seja tua beleza
Salve Terra cheia de graça.
O chão nosso de cada dia
Nos dai hoje e sempre
Tua riqueza e tua beleza
Teus frutos e tuas flores.
Perdoa teus filhos
Que dizimam tuas matas
Abençoa o povo que te ama
Que te zela e te protege
Agora e sempre
Assim Seja

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chuva...

Muita chuva e trovoada durante a tarde, é daqueles dias que só apetece estar no sofá enrroladinha a ver chover.
Isso não impede que muita gente rume às suas terras para passar a Páscoa com as suas famílias, a mim esta época não me diz nada, aproveitem a quadra para desanuviar do seu dia a dia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quando estiver em dificuldade...

Quando estiver em dificuldade
E pensar em desistir,
Lembre-se dos obstáculos
Que já superou.
OLHE PARA TRÁS.

Se tropeçar e cair,
levante,
Não fique prostrado,
Esqueça o passado.
OLHE PARA FRENTE.

Ao sentir-se orgulhoso,
Por alguma realização pessoal,
Sonde suas motivações.
OLHE PARA DENTRO.

Antes que o egoísmo o domine,
Enquanto seu coração é sensível,
Socorra aos que o cercam.
OLHE PARA OS LADOS.

Na escalada rumo às altas posições
No afã de concretizar seus sonhos,
Observe se não está pisando EM ALGUÉM
OLHE PARA BAIXO.

Em todos os momentos da vida,
Seja qual for sua actividade,
Busque a aprovação de Deus!
OLHE PARA CIMA.

"Nunca se afaste de seus sonhos,
pois se eles se forem,
você continuara vivendo,
mas terá deixado de existir".
 
 
 
 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acabou hoje...


Acabou hoje e com êxito, o processo RVCC na Cruz Vermelha.
Estou muito feliz, virei mais uma página da minha vida e vou começar outra igualmente importante.
Gostei imenso, aprendi muito, e ainda tenho muito mais a aprender.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Maktub quer dizer está escrito. Para os árabes «está escrito»

Este texto de Paulo Coelho diz-me muito neste momento, está tudo aqui.

Saímos pelo mundo em busca dos nossos sonhos e ideias.
Muitas vezes colocamos nos lugares inacessíveis o que está ao alcance das mãos.
Quando descobrimos o erro, sentimos que perdemos tempo, buscando longe o que estava perto.
Culpamo-nos pelos passos errados, pela procura inútil, pelo desgosto que causamos.
Diz o mestre:
Embora o tesouro esteja enterrado em sua casa, você só irá descobri-lo quando se afastar.
Se Pedro não tivesse experimentado a dor da negação, não teria sido escolhido como chefe de Igreja.
Se o filho pródigo não tivesse abandonado tudo, não seria recebido em festa pelo seu pai.
Existem certas coisas nas nossas vidas que têm um selo que diz: « Você só irá entender o meu valor quando me perder - e me recuperar.»
Não adianta querer encurtar este caminho.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Onde estou agora?

Pois é... estou no processo RVCC na Cruz Vermelha que quer dizer:
Reconhecimento, Validação, Certificação e Competências.
Tenho matemática, cidadania e empregabilidade, Tic-informática e linguagem e comunicação.
Gosto muito, aprendo bastante, é uma página muito importante da minha vida.
Deu-me oportunidade de evoluir em vários sentidos.
O saber nunca ocupou lugar.

Porquê o blog?

Por vezes gosto de escrever o que me vai no coração, e então transmito na minha escrita tudo isso.
Poesia? Frases que eu achei lindas? Uma situação que achei interessante? Uma viagem? Uma história de um amigo? Um caso triste ou alegre?... Tudo isto e muitas outras coisas, até trabalhos manuais que eu faço e que ache interessante partilhar.